pixeldoFacebook

Um dos mais populares ramos da engenharia é a Engenharia Civil, este segmento atua em diversas construções, como prédios, pontes e viadutos. Por outro lado, a engenharia é antiga que vem desde o início da história dos humanos que passaram a construir suas próprias moradias.

O que é Engenharia Civil?

A Engenharia Civil é a responsável por criar projetos de construções, fazer manutenções das infraestruturas, faz a preservação do meio ambiente e os seus objetivos são a criação de edifícios, pontes, túneis, usinas geradoras de energia, indústrias e inúmeros outros tipos de estruturas.

Engenheiro Civil

É o responsável por elaborar projetos de obras, como pontes, prédios, viadutos e estradas. O Engenheiro Civil assume a responsabilidade de acompanhar de perto todas as etapas de uma construção ou reforma, ele ainda realiza análises sobre o solo.

É dever do Engenheiro Civil especificar as redes de instalações, como redes de esgotos, elétricas e hidráulicas. Também pode se encarregar de comandar equipes de trabalho e fazer supervisões sobre prazos, custos e o mais importante: a qualidade dos serviços prestados.

Fica sob sua responsabilidade, garantir segurança da edificação calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais usados na construção.

Normalmente, o Engenheiro Civil assume a posição de supervisionar ou administrar obras, outros engenheiros se encarregam de projetos, pesquisas e ensino.

Especializações do Engenheiro Civil

O Engenheiro Civil não fica apenas limitado ao ramo da construção civil, ele também pode atuar em outras áreas, às quais ele estudou e estagiou depois de concluir a faculdade.

O engenheiro pode se especializar em alguma área diferente daquela que ele já exerce, pois são diversas áreas que precisam do auxílio de um Engenheiro Civil, como hidráulica, saneamento, estruturas e fundações.

Vejamos algumas áreas de serviços que precisam do profissional:

Construção civil

Na construção civil, o engenheiro cria o planejamento, faz a execução da obra – que pode ser prédios, pontes ou viadutos – além de monitorar todas as etapas da construção.

Materiais para construção

O engenheiro fica estudando os materiais para a construção e realiza buscas, para atender melhor o mercado para otimizar a construção.

Engenharia Geotécnica

Trabalha com obras na terra, como escavações de túneis e barragens de terra e sistemas com informação gráfica.

Redes de saneamento

Trabalha com redes de água, esgoto e drenagem, o engenheiro fica responsável pelos sistemas de drenagem.

Conclusão

A Engenharia Civil já é utilizada a muito tempo atrás, o Engenheiro Civil é um profissional pronto para trabalhar em qualquer que seja o segmento das obras, desde o planejamento até o fim dela.

EnglishPortugueseSpanish