pixeldoFacebook

Você certamente já ouvi falar em Norma Regulamentadora (NR). De forma resumida as NRs são disposições complementares ao Capítulo V (Da Segurança e da Medicina do Trabalho) do Título II da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com redação dada pela Lei nº 6.514, de 22 de dezembro de 1977. As NRs consistem em obrigações, direitos e deveres a serem cumpridos por empregadores e trabalhadores com o objetivo de garantir trabalho seguro e sadio, prevenindo a ocorrência de doenças e acidentes de trabalho. Uma NR é criada pelo Ministério do Trabalho e, portanto, seu cumprimento é obrigatório. O descumprimento de uma NR pode incorrer em multas e até interdições.

Existem também as NBRs (Normas Brasileiras), elaboradas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Neste caso não são obrigatórias no Brasil. Aqui é o Código de Defesa do Consumidor (CDC) que estabelece os direitos e deveres na relação de consumo em todas as esferas, por isso as NBRs, esclarece a ABNT, asseguram as características desejáveis de produtos e serviços, como qualidade, segurança, confiabilidade, eficiência, intercambialidade, bem como respeito ambiental – e tudo isto a um custo econômico.

Diante disso, é importante que as empresas tenham em sua estrutura os padrões exigidos tanto por órgãos regulamentadores e governamentais e também pela própria ABNT e pelo CDC, assim, todos são beneficiados em segurança, bem-estar e saúde. Afinal o objetivo tanto de uma NR quanto de uma NBR é promover ambientes seguros e que gerem produtos de qualidade aos vários setores da sociedade.

A Belsys desenvolve projetos para adequação das instalações industriais nas normas de segurança, conforme NR10 (segurança de instalações e serviços de eletricidade; NR12 (máquinas e equipamentos) e NR35 (trabalho em altura). Há mais de 20 anos atua no mercado de engenharia industrial nos segmentos de papel e celulose, alimentício, bebidas, farmacêutico, cosméticos, químico, fertilizantes e de nutrição animal.

Do desenvolvimento, gerenciamento à coordenação de projetos, os profissionais da Belsys trabalham com os mais sofisticados recursos tecnológicos. Os Softwares 3D AutoDesk permitem uma visão ampla e detalhada, garantindo a precisão e qualidade do projeto. Consulte-nos! www.belsysengenharia.com.br

Para cada empresa temos a solução customizada, proporcionando confiabilidade, segurança e estabilidade da sua planta industrial.

Consulte-nos e conheça mais sobre nosso case de sucesso, acesse: www.belsys.com.br/cases-de-sucesso/ Há mais de 20 anos desenvolve, gerencia e coordena projetos de engenharia industrial nos segmentos de papel e celulose, alimentício, bebidas, farmacêutico, cosméticos, químico, fertilizantes e de nutrição animal.

EnglishPortugueseSpanish