pixeldoFacebook

Você sabe o que são as normas regulamentadoras NR10 e NR12 e o que elas fazem no dia a dia dos trabalhadores e quais são os objetivos de todas elas?  As normas são importantes para manter a segurança dos trabalhadores nos ambientes de trabalho, seguindo as normas do Ministério do Trabalho e Emprego.

O que são normas regulamentadoras?

São normas técnicas que definem a segurança dos trabalhadores em determinadas situações de trabalho, as normas são formadas por conjuntos de orientações que são passadas com relação à segurança do ambiente e medicina do trabalho.

Como foram criadas as normas regulamentadoras?

As normas regulamentadores foram criadas em 1977 a partir de lei N° 6.514 que trata as normas como leis de trabalho, e foram criadas em capítulos, para facilitar, junto com as normas de segurança.

Qual o objetivo das normas regulamentadoras?

Seguindo as normas estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o objetivo das normas são:

Garantir a segurança e a integridade física e a saúde do trabalhador;
Desenvolver formas de prevenção de acidentes e proteção individual e coletiva de grupos de pessoas;
Realizar campanhas de segurança no trabalho.

Norma regulamentadora NR10

A norma regulamentadora NR10 tem exigências e condições das medidas de segurança para os trabalhadores que realizam instalações elétricas ou serviços com eletricidade.

Objetivo

Realizar a prática de prevenção e formas de controle para evitar acidentes no ambiente de trabalho.

Aplicações

A NR 10 é usada em fases de geração, transmissão, distribuição e também na realização de projetos ou construções de montagens das instalações elétricas.

Controle

Em todas as atividades elétricas devem ser realizadas medidas de segurança para conter os riscos de choques elétricos através da realização de uma análise de riscos.

Norma regulamentadora NR12

A norma NR 12 estabelece prevenções de acidentes ou doenças do trabalho causadas pela a utilização de máquinas e equipamentos, a norma regulamentadora ainda regulariza a fabricação de máquinas.

Objetivo

Adotar medidas de prevenção para o trabalho que é realizado com máquinas ou equipamentos que podem agredir diretamente a saúde ou a integridade física do trabalhador.

Aplicações

As aplicações são realizadas para as medidas de segurança coletiva e medidas de administração do trabalho e proteção individual.

Máquinas de riscos para os trabalhadores

As máquinas que oferecem riscos para os trabalhadores são aquelas que possuem movimentos giratórios como lixadeira, o esmeril ou máquinas e ferramentas que esmagam ou queimam.

Conclusão

As Normas Regulamentadoras NR10 e NR12 foram explicadas neste artigo, mas existem outras normas que assim como estas citadas, também têm o seu objetivo de segurança de acordo com cada área de trabalho.

EnglishPortugueseSpanish