Entre os ramos da engenharia podemos destacar a Engenharia Química, que também é conhecida como a engenharia universal, pois trabalha com diversos conhecimentos de química, biologia e física.
Podemos definir a Engenharia Química com as palavras: transformação ou criação, já que é responsável pelo conteúdo energético de matérias-primas. Esse segmento da engenharia atua em diversas áreas e cria diversos produtos para uso das pessoas.
O que é Engenharia Química?
A Engenharia Química (ou Engenharia Universal) assume o compromisso de criar projetos, construir e executar plantas industriais. Trabalha com conjuntos de conhecimento em química, biologia, computação, física e matemática.
Com esses conhecimentos, desenvolve projetos e plantas químicas. Os projetos da Engenharia Química são todos baseados nas três leis importantes para a criação deles que são: conservação de massa, conservação de energia e conservação de quantidade de movimento.
Através dos conhecimentos de física é possível fazer a transferência de massa e a transferência de calor, os Engenheiros Químicos fazem o uso dos princípios da termodinâmica, cinética química e fenômenos de transporte.
O que faz a Engenheira Química?
A Engenharia Química (ou Engenharia Universal) transforma as matérias primas em produtos com a ajuda do Engenheiro Químico, que é o profissional responsável pela criação de diversos produtos do nosso uso diário, por exemplo, esmalte de unha, potes plásticos para armazenar alimentos, medicamentos, alimentos e muito mais.
Por outro lado, o engenheiro também fica com a responsabilidade de criar e fazer a supervisão dos processos produtivos da empresa ou indústria. Além disso, ele também cria estratégias e transformação físico-química de matérias-primas.
Áreas de atuação do Engenheiro Químico.
O mercado de trabalho para o Engenheiro Químico não para de crescer já que ele está capacitado para atuar em várias áreas, como indústrias petroquímicas. Existem outras empresas que também contratam os engenheiros, por exemplo, alimentícias e de bebidas e farmacêuticas.
O que o Engenheiro Químico pode desenvolver?
É importante para os gestores de indústrias saberem que o Engenheiro Químico pode desenvolver vários projetos ou técnicas de produção de acordo com a área em que ele está atuando.
Área Comercial:
Pode atuar fazendo vendas de produtos ou serviços ou também na área do marketing para a indústria, realizando análises de mercados dos produtos e estratégias de vendas.
Área de Projetos:
Normalmente, o engenheiro trabalha no escritório fazendo cálculos de equipamentos para desenvolver projetos e instalações de plantas.
Área de Produção:
No setor de produção fica responsável por gerenciar uma equipe especializada, para receber matérias-primas para a criação dos produtos, conforme as normas de segurança, higiene, meio ambiente e qualidade, transformando-as em produto final.
Conclusão
A Engenharia Química é responsável pelos produtos que consumimos todos os dias em nossas casas, a sua área é expansiva podendo atuar em vários seguimentos diferentes, assim como o Engenheiro Químico que pode trabalhar em vários tipos de empresas.