pixeldoFacebook

Entre os ramos da engenharia podemos destacar a Engenharia Química, que também é conhecida como a engenharia universal, pois trabalha com diversos conhecimentos de química, biologia e física.

Podemos definir a Engenharia Química com as palavras: transformação ou criação, já que é responsável pelo conteúdo energético de matérias-primas. Esse segmento da engenharia atua em diversas áreas e cria diversos produtos para uso das pessoas.

O que é Engenharia Química?

A Engenharia Química (ou Engenharia Universal) assume o compromisso de criar projetos, construir e executar plantas industriais. Trabalha com conjuntos de conhecimento em química, biologia, computação, física e matemática.

Com esses conhecimentos, desenvolve projetos e plantas químicas. Os projetos da Engenharia Química são todos baseados nas três leis importantes para a criação deles que são: conservação de massa, conservação de energia e conservação de quantidade de movimento.

Através dos conhecimentos de física é possível fazer a transferência de massa e a transferência de calor, os Engenheiros Químicos fazem o uso dos princípios da termodinâmica, cinética química e fenômenos de transporte.

O que faz a Engenheira Química?

A Engenharia Química (ou Engenharia Universal) transforma as matérias primas em produtos com a ajuda do Engenheiro Químico, que é o profissional responsável pela criação de diversos produtos do nosso uso diário, por exemplo, esmalte de unha, potes plásticos para armazenar alimentos, medicamentos, alimentos e muito mais.

Por outro lado, o engenheiro também fica com a responsabilidade de criar e fazer a supervisão dos processos produtivos da empresa ou indústria. Além disso, ele também cria estratégias e transformação físico-química de matérias-primas.

Áreas de atuação do Engenheiro Químico.

O mercado de trabalho para o Engenheiro Químico não para de crescer já que ele está capacitado para atuar em várias áreas, como indústrias petroquímicas. Existem outras empresas que também contratam os engenheiros, por exemplo, alimentícias e de bebidas e farmacêuticas.

O que o Engenheiro Químico pode desenvolver?

É importante para os gestores de indústrias saberem que o Engenheiro Químico pode desenvolver vários projetos ou técnicas de produção de acordo com a área em que ele está atuando.

Área Comercial:

Pode atuar fazendo vendas de produtos ou serviços ou também na área do marketing para a indústria, realizando análises de mercados dos produtos e estratégias de vendas.

Área de Projetos:

Normalmente, o engenheiro trabalha no escritório fazendo cálculos de equipamentos para desenvolver projetos e instalações de plantas.

Área de Produção:

No setor de produção fica responsável por gerenciar uma equipe especializada, para receber matérias-primas para a criação dos produtos, conforme as normas de segurança, higiene, meio ambiente e qualidade, transformando-as em produto final.

Conclusão

A Engenharia Química é responsável pelos produtos que consumimos todos os dias em nossas casas, a sua área é expansiva podendo atuar em vários seguimentos diferentes, assim como o Engenheiro Químico que pode trabalhar em vários tipos de empresas.

EnglishPortugueseSpanish