pixeldoFacebook

O amplo mercado da engenharia não para de crescer, por conta disso a Engenharia Elétrica ganhou mais espaço. Tanto que não existe mais outro lugar em que não atue, o que a coloca em destaque, sendo tão importante quanto a engenharia civil.

Isso porque a expansão do mercado da engenharia fez com que a elétrica também ganhasse força, especialmente com a construção de várias obras que o Brasil realizou nos últimos anos, como estádios, viadutos, entre outras obras de infraestrutura que impulsionaram a economia.

O que é Engenharia Elétrica?

Dentro do enorme mercado de atuação, a Engenharia Elétrica é responsável pela criação de transmissão, transporte e distribuição da energia elétrica, trabalhando com estudos e aplicações relacionados à eletricidade, eletromagnetismo e eletrônica.

Engenharia Elétrica está em diversas áreas.

É fato que ela vem crescendo bastante e atua em diversas áreas, vamos observar algumas, mas vale destacar que não se resume apenas sobre as que estão sendo mostradas a seguir.

Sistemas de energia elétrica

Realiza estudos de geração e transmissão para a distribuição da energia, são realizados planejamentos para a utilização de técnicas computacionais aplicadas aos sistemas de potência.

Sistemas de eletrônica de potência

Realizam estudos de dispositivos eletrônicos que fazem o funcionamento de máquinas elétrico, como controles de motores.

Sistemas de telecomunicações

Estudos realizados para o desenvolvimento de sistemas de áudio e vídeo e antenas para a emissão de ondas eletromagnéticas como micro-ondas, telefonia analógica e digital.

Onde atua Engenheiro Elétrico?

O Engenheiro Elétrico é responsável pela criação e manutenção de sistemas que geram transmissões e distribuições da energia elétrica. Geralmente trabalha em indústrias ou empresas que utilizam equipamentos eletrônicos e sistemas.

O Engenheiro Elétrico também faz ou participa de projetos de construção, por exemplo, de usinas hidrelétricas, fábricas de celulares e indústrias de equipamentos.

Quais funções o Engenheiro Elétrico atua?

Os gestores de empresas não podem deixar de contratar um profissional da área para a sua empresa, a Engenharia Elétrica trabalha com diversas áreas, ou seja, o Engenheiro Elétrico além de realizar projetos também pode fazer outras funções para a empresa, como:

Automação

Faz o planejamento para equipamentos eletrônicos direcionados à automação das linhas de produção da indústria.

Eletrônica

Na parte de eletrônica são desenvolvidos os circuitos eletrônicos para a obtenção de dados, tais como medição de temperatura e transmissão de ondas magnéticas de rádio.

Telecomunicações

Desenvolve-se formas de expandir a telefonia móvel e realiza transmissões de informações.

Conclusão

Como vimos, a Engenharia Elétrica vem crescendo em diversas áreas juntamente com o profissional que a desenvolve. Por isso, os gestores de empresas ou indústrias necessitam deste profissional para desenvolve seus projetos que envolvem a eletricidade, além de poder trabalhar em diversas áreas.

EnglishPortugueseSpanish