pixeldoFacebook

Se a sua empresa possui alto índice de automação, você precisa da Engenharia de Instrumentação, que é uma área da engenharia que tem o objetivo de projetar e desenvolver controles e mediações das empresas através de instrumentos desenvolvidos. Os gestores de empresas precisam incorporar a Engenharia de Instrumentação dentro de suas indústrias, pois esse segmento da engenharia traz diversos benefícios positivos para a indústria. 

Engenheiro de Instrumentação. 

Este profissional trabalha em empresas como indústrias químicas, ele tem o dever de desenvolver sistemas de mediação, controle para aplicar em processos da empresa e geralmente faz a utilização de instrumentos de tecnologia avançada. 

Diferenças entre instrumentação e automação: 

É normal pensarem que as duas áreas, instrumentação e automação, sejam a mesma coisa, porém mesmo que trabalhem juntas elas têm diferentes objetivos e diferenças, principalmente em conceitos de cada setor. 

Instrumentação:  

Este segmento tem o objetivo de melhorar o controle e os desempenhos dos processos da empresa, como aumentar a segurança das máquinas e das pessoas que as operam. Por exemplo, a troca de um instrumento pneumático pelo um eletrônico, trazendo melhorias ao sistema. 

Automação: 

A automação funciona através de técnicas que estudam maneiras para reduzir a mão de obra em determinados processos, ou seja, diminuindo o serviço manual pelo uso de máquinas ou robóticas. 

Quais empresas devem utilizar a Engenharia de Instrumentação? 

Qualquer empresa que tenha altos índices de automação, como montadoras de veículos e fábrica de computadores. Outros segmentos que utilizam máquinas podem contratar um Engenheiro de Instrumentação para controlar e medir os desempenhos dos equipamentos. 

Instrumentação nas Indústrias  

É fundamental para qualquer empresa que busca ter resultados positivos, como o controle do produto, o aumento da produção e do rendimento a medição de dados sobre a matéria-prima e da quantidade que foi produzida, a instrumentação ainda fornece sistemas de segurança para os funcionários. 

Quais as vantagens da Engenharia da Instrumentação? 

A Engenharia da Instrumentação traz diversas vantagens para as indústrias que adotaram as medidas do profissional responsável pela instrumentação, as vantagens para as empresas são produção mais eficaz e redução dos gastos, que podem fazer a diferença na indústria. Vale ressaltar que tais vantagens vão de acordo com a área de atuação de cada empresa, especialmente as dos setores petrolífero, indústrias químicas e automotivas. Isso porque para conseguir resultados positivos é preciso contratar um profissional qualificado, que pode atuar em várias áreas ou em apenas uma específica.   

Conclusão 

Os gestores de empresas que buscam melhorar a produção não podem deixar de abraçar a engenharia de instrumentação, com ela é possível medir e controlar os resultados e aperfeiçoar os desempenhos de cada setor da indústria. 

EnglishPortugueseSpanish