pixeldoFacebook

O termo engenharia é formado por diversas áreas, como a engenharia de controle e automação, indispensável em qualquer ramo de empresas. Os gestores que querem um processo mais produtivo e econômico devem abraçar essa área para o melhor desenvolvimento, controle e automação de suas máquinas. 

O que é Engenharia de Controle e Automação? 

A Engenharia de Controle e Automação também faz parte das outras áreas da engenharia, é direcionada ao controle dos processos de uma empresa ou indústria, a automação trabalha com um conjunto de elementos que são: sistemas de controle, sistemas de supervisão e aquisição de dados. 

Qual o objetivo? 

A Engenharia de Controle e Automação tem o objetivo de criar processos mais produtivos e versáteis, tornando o trabalho de uma empresa mais simples e econômico. Para desenvolver um sistema de automação, primeiramente é preciso ter uma visão geral de algum processo que deve ser automatizado e combiná-lo com os conjuntos de conceitos que fazem parte de todo o serviço que são princípios de elétrica, mecânica, eletrônica e computação. 

O que faz o Engenheiro de Controle? 

Ele tem a função de planejar e gerenciar equipamentos que são utilizados em processos de produção da empresa ou indústria, também fica responsável pela manutenção e programação das máquinas em geral. Todos os processos são automatizados e programados pelo Engenheiro de Controle e Automação, conforme cada setor da indústria. 

Automação comercial e domótica:  

É um planejamento de sistemas automáticos com controle dos equipamentos em prédios comerciais ou residenciais, são utilizados em elevadores, na iluminação e também nos aparelhos eletrodomésticos como ar-condicionado.  

Automação industrial: 

No caso da automação industrial é desenvolvido um projeto que é usado na automação de robôs industriais, por exemplo, em montadoras de veículos em que todos os processos de montagem dos veículos são feitos por máquinas. 

Informática: 

No setor de informática é planejado um sistema de bancos de dados para obter informações para programar os equipamentos necessários. 

Como é composta a Engenharia de Controle e Automação? 

Além de alguns dos elementos que já foram citados anteriormente, a engenharia é composta por elementos que ajudam no desenvolvimento de controles e automação de equipamentos. 

Elementos sensores: 

Os elementos sensores têm a responsabilidade de fazer a leitura de um processo em que ele se encontra, medindo as grandezas mecânicas, grandezas químicas, como de concentração, entre outras. 

Elementos atuadores:  

São elementos que podem se movimentar e atender comandos manuais ou automáticos. 

Sistemas de supervisão: 

Este sistema utiliza monitores para medir e supervisionar os sistemas de controle que são conectados através de drives do próprio sistema, permitindo a realização de leituras de informações. 

Conclusão 

A Engenharia de Controle e Automação é fundamental em indústrias que utilizam sistemas automáticos que reduzem o trabalho manual de funcionários, para um controle bem elaborado, é preciso que o gestor da empresa ou indústria contrate um Engenheiro, ele que vai ser responsável pelo planejamento do controle e da produção. 

EnglishPortugueseSpanish